LIGHTHOUSE

Filme do ILLW - 2009 »»»»

 

ARVM estve operativa como CT1RVM/p desde PT 0006 no ILLW 2008

Forte de S. Julião da Barra

Call sing to be used: CT1RVM/p
Ligththouse name: Farol de S. Julião da Barra
Ligththouse number: ARLHS POR - 053
QSL: Bureau pse  via CT1RVM
Location: 38º 40´ 28´´ N - 09º 19´ 31´´ W
Nearest City: Forte de São Julião da Barra, Oeiras
Date Established: 1775
Height: 39 m
Tower Height: 24 m
Optics: 4ª Ordem 250 mm
Luz: Oc Vm 5s

 

Após a participação com êxito nas duas últimas edições da International Lighthouse Lightship Weekend, a ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, pela acção de alguns dos seus associados, voltou a marcar presença na edição de 2008.

A nossa participação, é encarada como mais uma oportunidade de nos reunirmos e fazermos rádio em HF, de trocarmos experiências técnicas, de testar mais um equipamento ou antena, de tentar “contagiar” os colegas que nos acompanham pela primeira vez, enfim, mais um “motivo” para deixar as comodidades do shack e partir para um fim de semana diferente.

A escolha do Forte e  Farol de São Julião da Barra não foi um acaso do destino.

Era uma vontade antiga de CT1ECT e CT1CSY, os quais já tinham tentado, sem sucesso, obter a tão desejada permissão para o activar.

Que se saiba, para o Diploma dos Faróis de Portugal, esta referência foi activada uma única vez, e já no século passado.

Derivado ao local ser também a residência oficial do Ministro da Defesa, a zona encontra-se sobre jurisdição militar, e por questões de segurança, limitada a outras utilizações, onde se incluem naturalmente as nossas actividades radioamadoristicas.

É antigo o ditado que diz “agua mole em pedra dura...”, e sendo assim, voltámos à carga, desta vez munidos das pessoas certas para estabelecer os contactos ao mais alto nível, e assim entraram em cena CT1ESA e CT2HNI. Estabelecido o objectivo, iniciaram-se os contactos, e não se pense que foi fácil, basta dizer que 48 horas antes do inicio da actividade, tudo o que existia eram excelentes vontades de nos apoiar e acordos tácitos.

Depois de visitas ao local por parte destes dois colegas, de explicarem ao pormenor o que iríamos fazer e o que necessitávamos, de algumas cartas, telefonemas e faxes, recebemos a tão desejada permissão, com os nomes dos operadores e as matrículas das viaturas com permissão para aceder ao local das operações. Pessoalmente, cheguei a afirmar que se não fosse desta vez que a obtivesse, “desistia” (por mais uns tempos, talvez) de tentar activar este Farol.

Desistir é uma atitude pouco abonatória por estes lados, mais ainda quando CT1ESA afirma que encarava a nossa participação deste ano, neste local, como “uma questão pessoal”.

Assim foi, e em parceria com CT2HNI, trataram de mover com a mestria que só a experiência de vida pode ensinar, os obstáculos à nossa actividade.

A constituição da equipa foi o mais fácil, CT2HNI, CT1ESA, CT1CDP, CT2DQF, CT1ECT e a preciosa ajuda nas montagens de CT2IMM, contando ainda com a participação de CT1BWW, “apresentaram-se ao serviço” com a boa disposição de sempre para mais um fim de semana dedicado aos Faróis.

Da parte da guarnição do Forte a colaboração foi inexcedível, o shack ficou instalado no “solário” um local óptimo, com vista para o mar e espaço mais do que suficiente para a montagem das antenas, e os alojamentos para quem pernoitou revelaram-se muito confortáveis.

Para além de um dipolo rotativo para 10,15 e 20m, e de dipolos para 40 e 80m, como a ocasião era propícia, CT2HNI levou um conjunto de loops monobanda para testar, o que se veio a revelar uma boa aposta.

Em 20m a antena teve um excelente desempenho, embora a propagação estivesse “fraca”, conseguimos realizar cerca de 200 qso’s em fonia, maioritariamente da Europa, com alguns da Ásia à mistura.

Devido à sua polarização, o nível de ruído é atenuado, o que se revelou uma nova aprendizagem para os menos familiarizados com este aspecto técnico, efectivamente dá para se “escutar” a diferença!

Pena que a nossa operação em CW tenha falhado por uma incompatibilidade de fichas, a presença de um operador como CT1BWW, iria permitir certamente, muitos e bons contactos.

Para memória futura, ficou a revelação da surpresa que CT1CSY me tinha anunciado para a sua operação como CQ8E desde o Farol do Cabo Espichel, a grande notícia que o seu cristalino já fazia parte de pleno direito do Universo CT! Foi assim, com um enorme prazer que efectuei o meu primeiro qso com o colega Rafael, CT2JXT.

Quase a encerrar a nossa operação, conseguimos encontrar e contactar a estação de CQ5N desde o Farol da Nazaré. No instante em que me preparava para deixar esta frequência, um sinal potente “vergou” o ponteiro do s-meter, era de CU3CY que pediu permissão para nos contactar, ao qual o colega de CQ5N numa demonstração de grande cortesia, acedeu.

Durante algum tempo, chamámos e voltámos a chamar sem que a resposta dos Açores fosse escutada... estranho... ou talvez não?

Bem, o que aconteceu ao certo não sabemos, quando CU3CY voltou à frequência, contou-nos que o quadro eléctrico tinha ido abaixo, seria da potência do amplificador linear?

O tempo passou depressa, e quando demos conta já estava na hora de regressar a casa, ficou acima de tudo um rol de boas recordações, um fim de semana de ar puro e a vontade de fazer ainda mais e melhor na edição de 2009.

Por tudo isto e muito mais que ficou por contar, CT1RVM/p estará no ar novamente na ILLW ‘2009, demonstrando a sua vitalidade enquanto Associação de Radioamadores.

 CT1ECT

Jaime Guilherme

================================

FOTOS E VÍDEOS DO DIA 16 e 17

VÍDEO - ILLW-2008 -  ARVM _ Youtube - por CT1ESA

 

MAIS VIDEOS

ILLW - 2008 - ARVM _ YouTube - por CT1ABD

ILLW - 2008 - ARVM _ YouTube - por CT1DQF

ILLW - 2008 - ARVM _ YouTube - por CT1DQF

ILLW - 2008 - ARVM _ YouTube - por CT1DQF

 

A  ARVM manifesta  a todos quantos trabalharam para que o ILLW 2008 fosse um sucesso, toda a gratidão pelo espírito de solidariedade demonstrado.

73´s, a Direcção da A.R.V.M.

Cabo Espichel
Cabo Raso
Forte de S. Julião da Barra
Farol de Santa Marta
Farol do Forte do Cavalo

TOPO