Field Day

 

            

Colaboração

                   2002

 

 

CQØL

 

 

 

 

 

Realizou-se no Parque da Cidade de Loures

nos dias 15 e 16 de Junho  de 2002

" O Radioamadorismo

em acção …"

Era 6ª. Feira, 14 de Junho, 21:30, todo o Quartel General da ARVM estava reunido na sua Sede em Moscavide, para ultimar os preparativos para o Field Day 2002 já no dia seguinte.

Era a confusão total....em todas as salas se viam caixas com cabos, caixotes com cordas, fichas lâmpadas, extensões de 220V, fichas de alimentação, cabos de impressoras, computadores, monitores, impressoras, material de economato, cabos de alimentação, mastros para antenas, antenas verticais de VHF e UHF, Dipolos de onda curta, verticais de onda curta, antenas cubicas de VHF, cintos de segurança, capacetes de protecção, geradores de 220VAC, combustível, tudo....estava lá tudo, para que nada falhasse no dia seguinte e para que o Field Day 2002 da ARVM fosse mais um sucesso.

Eram esses os nossos votos, pois todos nos tínhamos empenhado para que tudo estivesse operacional e nada faltasse.

Demos mais uma "Olhadela" final pelas caixas e caixotes... tudo estava OK !!!!

E para terminar tão exaustivo dia, fomos ao Parque Municipal da Cidade de Loures, fazer a ultima verificação às tendas ali montadas pelo pessoal da Policia Aérea, que debaixo de sol intenso procederam à montagem a mais tarde à desmontagem das referidas tendas gentilmente cedidas pela Força Aérea Portuguesa.

Agora..."Malta"...vamos p'ra casa descansar, já passa da meia noite e amanhã vamos ter um longo dia pela frente!!!

Após as despedidas, lá fomos...cada um para seu lado...bem cansados e moídos pelo esforço despendido durante toda a noite e alguns dos elementos da Direcção e Colaboradores durante os 3 últimos dias.

Finalmente era o dia do Field Day 2002 da Arvm.

Estava uma manhã linda...o Sol já tinha despertado ali para os lados da Lezíria Ribatejana e a temperatura prometia aquecer.

Cheguei à sede da ARVM em Moscavide eram 7:30 da manhã de Sábado, dia 15 de Junho..., lá estavam eles...como é habito...sempre os mesmos, o Carlos Leal CT1EHY, o Carlos Cortês CT1CSY e o Manuel Dinis CT1ABD... e para meu enorme espanto, já tinham carregado para dentro da carrinha do Carlos Leal, todo o material que tinha sido preparado de véspera.

Tudo estava devidamente acondicionado e pronto para a viagem, que embora curta, tinha de ser rápida pois no local do Field Day, já estavam alguns elementos da nossa equipa de trabalho aguardando a nossa chegada.

Fomos rápidamente tomar o pequeno almoço ao "cafézinho" da esquina e lá fomos estrada fora, até á Cidade de Loures.

Após uns 15 minutos de viagem...lá estava ele...o Parque Municipal da Cidade !!!!

Bem no alto duma pequena elevação relvada... bem visível aos olhos de todos os transeuntes, erguiam-se as duas tendas, imponentes…de cor verde militar, estavam afastadas uma da outra, mas unidas por um toldo camuflado militar, que lhe dava um ar de campanha e operacional.

Finalmente chegámos ao local….já se podiam ver alguns elementos da equipa de trabalho, o Comandante Jorge Cruz CT1ESA, o CT1EJD o Jorge Ribeiro, o Colega Artur Gil CT2HNI, o João Correia CT1DQF, enfim..a coisa estava-se a compor !!!

Depois dos habituais cumprimentos, fomos todos fazer uma inspecção detalhada às tendas, ao espaço disponível, ás condições locais, para que assim pudesse-mos rentabilizar todo o espaço e tornar o local o mais operacional possível.

Depois de ouvidas as diversas opiniões, foram traçadas as directivas operacionais, comandadas pelo nosso Colega Comandante Jorge Cruz CT1ESA, seguidas de perto pelo "Staff" de apoio constituído por: Francisco Gonçalves CT1DL, e pelos "Jovens" Sócios da ARVM CT5IGX Bruno e CT2IEL Filipe .

Bom.. agora tinha-mos de ir ao trabalho, havia muito que fazer, pois havia de desencaixotar todo o material de transmissão, de apoio logístico, de mantimentos, etc.

Cada "Grupo de Trabalho" começou a sua tarefa, e após uma hora e meia de labuta e esforço, já a equipa liderada pelo Colega Carlos Cortês CT1CSY e Jaime Guilherme CT1ECT, coadjuvados pelos colegas João Correia CT1DQF e Jorge Ribeiro CT1EJD, tinham as estações de HF, VHF e UHF a funcionar !!!

Já se podiam ouvir os característicos sons da Banda dos 20 Metros e os também já habituais "apitos" das sintonias nas frequências dos "PileUp" e as confusões das chamadas pela estação de DX's que se encontrava lá para os lados do Oriente.

O Colega Carlos Leal CT1EHY tratou da área de alimentação eléctrica e alternativa (baterias), extensões de distribuição, iluminação e controlo geral através de quadro eléctrico de protecção.

O colega Manuel Dinis CT1ABD tratava de toda a orientação e distribuição do equipamento embalado, bem como a aquisição de diverso material de apoio alimentar (águas, sumos, bolos, utensílios de cozinha, etc..etc..), transporte e distribuição de faixas e placas indicadoras do local do Field Day, em diversos locais das redondezas, facilitando assim a quem ali se deslocasse, a sua orientação.

O Colega Artur Gil CT2HNI em colaboração com o "Staff" do Secretariado orientava também a disposição física e logística do equipamento a instalar no terreno, bem como preparava o seu equipamento de Onda Curta ICOM IC-706 , Antena Tuner e respectivas antenas.

Após um "pequeno problema" na instalação dos radiais do Antena Tuner, tudo estava também operativo !!!

Entretanto…começaram a chegar as primeiras chamadas via rádio, na frequência de apoio por nós estabelecida, a já célebre frequência de 145.350 MHz , no sentido de saber a melhor maneira de se chegar ao local do Field Day.

Tudo estava a funcionar conforme nós tinha-mos previsto !!!

Nestes "entretantos"….eis que se ouve uma grande "algazarra" lá for a, no recinto onde estavam instaladas as nossas tendas !!!!

Que se estava a passar ???

"Oh….pessoal…venham ver….depressa….está a chegar a "malta da LARS" !!!

"Ena pá…olhem para aquele Jeep, equipado com tudo o que é antenas e parabólicas".!!!

A confusão gerou-se….e começaram a chegar um a um, todos os carros de apoio da equipa de TVA da LARS.

O nosso Colega Eduardo CT1CRS comandava as operações, com perícia e num tom sempre alegre e desportivo.

Após uma breve troca de impressões entre a equipa da LARS e ARVM, sobre o local de instalação do equipamento, foi cada um para o seu lado e…..passados alguns minutos já se podiam ver, as parabólicas dos feixes orientadas para a Serra onde estava instalada a carrinha estúdio da LARS que servia de link repetidor para o repetidor de TVA em Sintra.

Passados mais alguns minutos, as imagens já estavam no "AR ", ali mesmo à nossa frente, nos monitores prontamente instalados numa bancada que servia de apoio ao centro de controlo desta operação.

Ao chegar-mos ao átrio do Field Day, eis o grande espectáculo…estavam a erguer naquele preciso instante, com a ajuda de diversos colegas (entre eles o Colega Mariano CT1XI, que estava ali em representação da AMRAD, Sérgio CT1FEL, Matias CT2HBZ entre outros) uma imponente torre com cerca de 15 metros de altura , que suportava um sem numero de parabólicas, verticais para V e UHF, satélites, etc..etc. e bem lá no alto duma antena vertical estava hasteada a linda bandeira de Portugal.

Faltava apenas montar a parte respeitante ao secretariado, o sistema informático, o livro de presenças para as visitas, os prospectos de divulgação da actividade ali realizada, os Diplomas de Presença para as Entidades Oficiais, etc...etc.

Os nossos Jovens Sócios CT5IGX, Bruno e CT2IEL Filipe, foram duma dedicação e eficiência a toda a prova, demonstrando aos presentes, que a juventude afinal não anda tão "perdida" como muita gente quer fazer querer.

Entretanto...alguns dos mais corajosos (CT1ECT e CT2HNI), iam-se deliciando com os contactos em Onda Curta, ora nos 20 ora nos 40 Metros, fazendo a divulgação do evento que ali se estava a realizar e dando a conhecer ao Mundo, a existência duma Associação que dá pelo nome de: ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide.

Estava tudo a correr às mil maravilhas....tal como todos os elementos da Direcção tinham apostado e contrariamente ao que alguns sócios mais pessimistas "apregoavam".

Estava chegada a hora do almoço, e tínhamos de ir "carregar baterias", pois o esforço tinha sido grande e o pessoal estava exausto devido ao esforço e ao calor que se fazia sentir naquele dia.

O Grupo de DX, para não fugir à tradição daquilo que costumam fazer durante as Expedições e Actividades que levam a efeito durante o Ano, deliciaram-se com o almoço feito em casa e comido ao ar livre, ou com as "sandochas" previamente preparadas e comidas ali à sombra do camuflado militar.

Eles ali estavam....o Dinis CT1ABD, o Jaime CT1ECT, o Carlos Cortês CT1CSY e Xtalino, a equipa de Jovens que apoiaram o secretariado, o Bruno CT5IGX, o Filipe CT2IEL, o Jorge CT1EJD e outros que ali se quiseram juntar, devidamente instalados deliciaram-se com o almoço, acompanhado pelos refrescos e pelas águas frescas, devidamente acondicionadas em geleiras bem carregadas de gelo.

Após o "Vitamínico", começaram então a chegar as Visitas e a primeira Oficial foi a do Sr. Engº. Adão Barata, vereador da Câmara Municipal de Loures, que por motivos particulares, não iria poder estar presente no dia seguinte (Domingo) durante a Visita Oficial ao recinto do Field Day da ARVM.

Á sua chegada, foi recebido pelo Presidente da ARVM Artur Gil CT2HNI e pelo Vice-Presidente Jorge Cruz CT1ESA, que após os cumprimentos protocolares se dirigiram á tenda da LARS (TVA) onde acompanhadas do seu Presidente Eduardo CT1CRS, teve oportunidade de em directo, assistir a uma demonstração do interior do estúdio móvel da LARS, bem como de todos os seus operadores, que se encontrava numa Serra no alto de Vialonga, permitindo assim estabelecer o feixe em 10 GHz entre o local do Field Day em Loures e a Serra de Sintra, mais precisamente o Repetidor de TVA da LARS.

O espanto maior demonstrado pelo Engº. Adão Barata ainda estava para vir, quando o colega Eduardo CT1CRS o levou a visitar o interior do Jepp todo o terreno da LARS que trabalha totalmente com energia alternativa e com autonomia de trabalho continuo, apenas com a ajuda de um painel solar que vai carregando todo o sistema de baterias adicionais, sem ter de recorrer ao alternador do próprio Jeep ou qualquer outro processo expedito de alimentação.

Estava ali patente aos olhos de toda a gente e em especial aos do Sr. Engº. Adão Barata, ilustre Vereador da Câmara Municipal de Loures, as potencialidades que os Radioamadores Nacionais podem desenvolver sempre as Entidades Oficias da Tutela entenderam que os Radioamadores são um Valor Acrescentado aos meios de Comunicação em situações de catástrofes.

Depois seguiu-se a visita ao local onde estavam instaladas as Comunicações de Amador via Satélite e integradas no Projecto da AMRAD, representada pelo Colega Mariano Gonçalves CT1XI, e coordenadas pelos Irmãos Matias CT2HBZ e CT2GQU, que em directo comunicaram com duas estações Europeias, creio que uma da Alemanha e outra Escocesa, pois a propagação também não estava favorável.

Foram demonstradas as potencialidades e a utilidade das comunicações através do modo Packet Rádio e APRS, através dos diversos Nodes que ali chegavam, com especial destaque para o do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), onde aliás ao Colegas Matias são os principais obreiros e impulsionadores das Comunicações Digitais.

E finalmente... a visita à tenda das comunicações da ARVM.

Ali o Presidente Artur Gil CT2HNI e o Vice- Presidente Jorge Cruz da ARVM, fizeram as honras da casa, tendo ocasião de demonstrar ao Visitante Oficial, o quanto era mais ou menos fácil comunicar com aqueles simples equipamentos, com todos os recantos do Mundo.

Tudo lhe foi explicado, com rigor e pormenor inclusivé os efeitos da propagação nas comunicações Intercontinentais.

Ele parou... e chamou-lhe à atenção o pequeno equipamento que naquele instante estava a ser operado pelo Jaime CT1ECT e que naquele preciso momento estabelecia contacto com uma estação de Radioamador instalada numa pequena Ilha perdida no Pacifico e que contava para o Diploma permanente IOTA.

"Aquilo é um equipamento que parece um Auto- Rádio"...dizia o Engº. Adão Barata espantado com aquilo que estava a ver e a ouvir, pois o pequeno ICOM IC-706MKII e o Computador Portátil do colega Artur Gil CT2HNI ,onde estava instalado o Logger onde iam "caindo as informações" de Packet das estações que estavam operando nas diversas bandas, fazia as delicias do visitante.

Passámos ao local de transmissões dos modos: APRS, Packet- Radio e SSTV, onde também suscitou a curiosidade do Visitante.

E a visita estava a chegar ao fim, seguiram-se as despedidas protocolares feitas pelo Vereador Engº. Adão Barata a todos os elementos que lhe tinham proporcionado aquele fim de tarde de Sábado inesquecível (palavras suas...) e seguiram-se as despedidas Oficiais dos Presidentes e Vice-Presidentes das Associações de Radioamadores ali representadas, AMRAD, LARS e ARVM.

Entretanto e durante toda a tarde, tivemos visitas de muitos Colegas Radioamadores que nos deram o prazer da sua companhia e geralmente, sempre com palavras de encorajamento e estimulo, que muito nos envaideceram.

O fim da tarde estava a acabar e a noite aproximava-se a passos largos, com ela, a debandada de muitos colegas que ali se tinham deslocado, alguns com as suas famílias, pois o local além de ter o atractivo do Field Day, tinha também lá ao fundo um Festival de Musica, que muito agradou aos mais Jovens que ali se deslocaram.

Entre essa Juventude, aproximou-se de nós, um grupo de "malta da pesada" que foram surpreendidos por aquele aparato todo de equipamentos, antenas, geradores, tendas, etc...etc.

Receosos...curiosos...convidei-os a entrar na tenda da ARVM.

Um dos jovens mais falador, perguntou curioso..."Afinal...o que é isto aqui !!!"

Tive o cuidado de lhe explicar, partilhado pela curiosidade de todos os outros elementos do grupo, de que se tratava aquele local e qual a sua finalidade.

Ouviram os contactos via Rádio que o Colega Artur Gil CT2HNI e o Colega Jaime CT1ECT estavam a fazer em 20 metros e em 10 metros respectivamente, mostrando sempre um certo "afastamento", da realidade que estavam a constatar naquele local, e quando os interroguei sobre se tinha percebido o que é que aquele grupo de Radioamadores estava ali a fazer, um deles querendo mostrar que tinha percebido muito bem tudo aquilo que eu calmamente e pacientemente lhes tinha explicado, respondeu com toda a segurança:

" sei, sim senhor....vocês são aqueles "bacanos" que falam com os gajos dos Taxis....não são" ????

Fiquei contente...Feliz e até vaidoso, pois tinha conseguido fazer passar a mensagem, aqueles jovens, do que era a finalidade e o propósito do Radioamadorismo (hi..hi..hi..).

E lá seguiram eles, até ao local do Festival de Musica que decorria ali perto, ao fundo do Parque Municipal de Loures, onde aí certamente estariam totalmente integrados no seu ambiente, com toda aquela "batida" de musica "Rap".

A noite estava a cair, e a temperatura estava a descer abruptamente, começava a ficar um pouco de frio no local e nada melhor do que recorrer a alguns agasalhos para evitar resfriamentos.

Salvou-me o colega Jaime CT1ECT, que tinha deixado por esquecimento dentro da viatura do Carlos Leal CT1EHY um Kispo que veio mesmo a calhar.

Chegava-se a hora de "carregar de novo as baterias" pois a fominha estava a fazer das suas e os nossos estômagos a dar horas.

Alguns colegas recorreram de novo às belas e saborosas "sandochas", aos sumos frescos e ás "marmitas" vindas de casa, com a comidinha caseira, sempre saborosa.

Após a paragem para o jantar, os DX's Man regressaram de novo ao "ataque" às "figurinhas" e á divulgação do Field Day 2002 da ARVM.

Por volta das 22 horas, eis uma grata e agradável surpresa...tivemos a visita do nosso digníssimo e colega Helder Santos CT1CDP, que durante muitos anos, tivemos a honra de ter como Presidente e Coordenador dos destinos da nossa ARVM e que devido ao seu trabalho, esforço e dedicação, a ARVM é hoje uma Associação virada para o Futuro.

E foi um "ver se te avias"...meus caros !!!!

Microfone numa mão...caneta na outra...era vê-los a cair que nem tordos, os DX's...claro !!!!!

O Artur Gil CT2HNI...nem conseguia registar no computador portátil os contactos, tal era a facilidade e rapidez com que as comunicações eram feitas.

Com um Piloto...ao comando da Estação CQ0L do Field Day 2002 da ARVM, só podia-mos ter uma aterragem perfeita !!!

Foram momentos agradáveis

Entretanto...cá fora na rua... no recinto onde estavam instaladas as tendas do Field Day, o nosso colega Eduardo CT1CRS, conjuntamente com uma pessoa amiga, deliciava-nos com uma sessão de patinagem artística com patins com rodas em linha.

Um verdadeiro espectáculo, digno de ser visto por quem gosta daquele tipo de desporto e que acima de tudo, gosta de aprender a arte de patinar com patins em linha.

Os Radioamadores como se pode ver, não sabem só falar aos "microcònes" (parafraseando o Herman José) sabem também entre outras coisas...ensinar a arte difícil de patinar.

Por volta das 22 horas, já com a "Malta" um tanto ou quanto "enregelada" pela fresquidão da noite, o colega Dinis CT1ABD começou a montar uma "tenda" que neste caso foi uma "mesa" que mais parecia a de um casamento, para todo o Pessoal que ali se encontrava em serviço nas Comunicações, bem como para todos aqueles que nos visitavam, pois tinha-mos àquela hora muitos colegas a fazer-nos companhia.

O Artur Gil CT2HNI foi buscar o seu precioso grelhador "Tipo Camping ", o Dinis CT1ABD após arrumar a mesa do banquete, começou a colocar febras no grelhador, o cheirinho começou a fazer das suas e as Comunicações Rádio e de TVA foram interrompidas, pois pareceu-me que ouve uma quebra na propagação naquele instante e todos nós sem sabermos porquê.. estávamos de roda do lume e das febras, do pão, do vinho branco e do tinto.

O Colega Hermes CT1CRR, depois de se aquecer com um branquinho da terra do Colega Dinis CT1ABD, até "conseguia ver" as febras que estavam mal passadas e as que estavam mais tostadas.

O Colega Eduardo CT1CRS parou a lição de patinagem e fez um intervalo e veio também fazer-nos companhia no Vitamínico.

Imagine o colega que está a ler este artigo, a frase que se segue, dita pelo famoso Prof. Dr. José Herman Saraiva :

" Mas...o melhor ainda estava para vir...meus amigos..."

E foi o que aconteceu !!!

Naquele momento um carro parou no recinto das tendas...sairam de dentro 2 senhoras e um homem com uns sacos e umas caixas na mão.

Com a escuridão, não me apercebi de quem se tratava, mas com a luz das tendas e do recinto do Vitaminico verifiquei que era a Esposa do nosso Colega Jorge Cruz CT1ESA.

E para meu espanto e de todos os presentes, a Esposa do Jorge Cruz, começou a colocar sobre a mesa...."Caldo Verde...Pastéis de Bacalhau...Vinho Verde....Bolos Caseiros...Pão... tudo acabado de fazer ...a deitar fumo !!!!

Era espectacular a maneira como rapidamente tudo foi instalado sobre a mesa, discreta e silenciosamente...nada faltava...tudo estava operacional, até não faltaram as tigelas, os pratos, os copos, as colheres, garfos e facas descartáveis.

Aquilo parecia mesmo uma "operação relâmpago" montada por uma Agente duma Operação Secreta, dos Filmes do James Bond.

Tudo funcionou...estava tudo operativo !!!!

E como diz o Povo: " por de trás de um Grande Homem está sempre uma GRANDE MULHER "

Parabéns e Obrigado por tudo D. Isabel, em nome de todos os Radioamadores esfomeados e friorentos do Field Day da ARVM !!....

Após aquele banquete...foram servidas "bicas" quentinhas a todos, tiradas pelo nosso colega João CT1DQF, bem como bebidas espirituosas para aquecer a alma.

E a Festa continuou... noite dentro, até cerca das 2 da manhã.

Seguiu-se a hora da retirada para alguns e o merecido descanso para outros, foi o caso dos nossos Jovens Colegas CT5IGX Bruno e CT2IEL Filipe, que quiseram pernoitar na tenda da ARVM e também para fazerem companhia a outros Colegas da tenda da LARS que também ali pernoitaram.

Finalmente era Domingo o tão desejado dia da recepção às Entidades Oficiais.

Estava um calor abrasador e o dia prometia aquecer ainda mais.

Logo bem cedo, começou a azafama por parte de todos os colegas ali presentes de verificar ponto a ponto, se tudo estava em condições de operacionalidade, para que nada falhasse !!!

Revistos os locais de recepção aos convidados, os equipamentos, a aparelhagem sonora para o exterior do recinto, enfim…tudo aquilo que poderia por qualquer motivo não funcionar bem.

Tivemos aqui, a preciosa colaboração do nosso incansável Amigo Sargento Mor Barata, que nos indicou como deveria de funcionar, toda a acção do Protocolo Oficial.

Por volta das 10 horas, começaram a chegar alguns colegas que ali se quiseram deslocar, para assistir às cerimónias da recepção aos representantes das Entidades Oficiais e também assistirem ao encerramento Oficial da Actividade do Field Day da ARVM 2002.

Eram muitos os Colegas pelo que dispenso de fazer as suas apresentações, isto até para não ferir susceptibilidades.!!!

Cerca das 11:45 da manhã, eis que começaram a chegar as primeiras Visitas VIP, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Sr.Engº Carlos Teixeira e sua Comitiva, onde incluia um operador de Televisão que estava a fazer a cobertura do acontecimento, o Sr.Coronel Ivo Estudante da Protecção Civil de Loures, a representar a Presidente da Junta de Freguesia de Santo de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, o Sr. João Bernardino e em representação do Chefe não oficial do Estado Maior da Força Aérea o Sr. General António Vaz Afonso , esteve a sua irmã DRª. Clara Afonso, bem como outras individualidades Oficiais que representavam o Concelho de Loures.

Após apresentadas as boas vindas às Entidades Oficiais e seus acompanhantes , feitas pelo Presidente da ARVM o Colega Artur Gil CT2HNI, começaram Oficialmente as visitas aos locais das Comunicações, representados pela ARVM e LARS.

Uma vez mais, foram feitas as apresentações das Comunicações referentes á ARVM, pelos Colegas Artur Gil CT2HNI e Jorge Cruz CT1ESA e por parte da LARS (TVA) pelo Colega Eduardo CT1CRS aos visitantes VIP que tiveram pela primeira vez oportunidade de constatar as potencialidades dos meios de Comunicação utilizados pelos Radioamadores e que poderão em qualquer altura de catástrofe serem postas ao serviço da Comunidade, desde que integrados num Serviço de Protecção Civil.

Os Convidados Oficiais, ficaram bastante receptivos aos meios de Comunicação ali apresentados pelos Radioamadores, bem como a eficácia das Comunicações, nos diversos modos de Transmissão.

Foi então testado uma situação de Emergência, na qual se pretendia estabelecer uma comunicação via Rádio em UHF na frequência do 438.700 MHz, entre o local do Field Day e uma Corporação de Bombeiros do Concelho de Loures, na ocasião a de Moscavide, onde se encontrava estacionado com a sua viatura o nosso Colega Elias Miranda CT1DWX.

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Sr. Engº. Carlos Teixeira e sua Comitiva Oficial , o Coronel Ivo Estudante representante da Protecção Civil de Loures, tiveram ocasião de escutar essa comunicação ao vivo e em estilo de "brincadeira" o Presidente da Câmara de Loures, após escutar a mensagem enviada pelo colega Elias Miranda CT1DWX para o CT2HNI Artur Gil, quis ele próprio mandar uma mensagem de saudação via Rádio ao colega Elias Miranda CT1DWX.

Após ter escutado o agradecimento do CT1DWX, retorquiu com ironia: "era só para confirmar… se isto não era uma gravação".

Seguidamente os convidados Oficiais e acompanhantes, deslocaram-se para o local onde iriam decorrer as cerimónias protocolares de agradecimento a algumas Individualidades ali presentes, que a ARVM quis destinguir com Diplomas de Mérito e algumas lembranças, Câmara Municipal de Loures, Protecção Civil de Loures, Força Aérea Portuguesa, Junta Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, LARS, GPDX, AMRAD, entre outros.

Seguiram-se os discursos por parte do Sr. Presidente da Câmara de Loures, Sr. Engº.Carlos Teixeira, do Sr. Coronel Ivo Estudante das Protecção Civil de Loures, do Presidente da LARS o colega Eduardo CT1CRS, e para encerrar as cerimónias Oficias o Vice-Presidente da ARVM Comandante Jorge Cruz CT1ESA e o Presidente Artur Gil CT2HNI.

Finalmente as despedidas....e a promessa de todos voltar-mos para o ano 2003, noutro local e talvez... quem sabe.... em modos diferente de Field Day.

Tinhamos chegado ao fim.

Agora...era altura de desmontar tudo de novo e deslocar todo o material até à nossa Sede em Moscavide.

Estava um calor abrasador, mas...todos tinhamos consciência, que todo aquele trabalho tinha de ser feito, de modo que foi só deitar mãos à obra !!!!

E assim foi feito, após o almoço, começaram as operações de desmantelamento das tendas e de todo o material de comunicações, antenas, torres, etc.

Eram caixotes e caixotes de equipamentos e material de apoio, devidamente acondicionados e instalados na carrinha do Colega Carlos Leal CT1EHY.

Feita uma ultima inspecção ao local do Field Day, para a certificação que nada estava esquecido e que tudo estava devidamente arrumado e limpo, lá partimos...cansados...exaustos...mas satisfeitos e Felizes, por termos cumprido um objectivo que todos juntos nos tinhamos proposto levar até ao fim.

Ficámos cientes, que durante estes dois dias conseguimos pôr "o Radioamadorismo em acção".

Depois de toda esta luta, fiquem os colegas a saber : "estamos todos prontos para outra guerra" , portanto… contem connosco para o próximo Field Day de 2003.

Até lá....73's de todos os Amigos, Colaboradores e Direcção da ARVM.

Preparado por: Francisco Gonçalves - CT1DL

 

                                                         Local do Field Day 2002                                                       

Este ano o local do Field Day foi ás portas de Lisboa, mais precisamente no Parque da Cidade de Loures frente ao Tribunal Novo.

Estivemos operativos durante 24 horas com um indicativo CQØL, iniciamos as actividades ás 12 horas de Sábado do dia 15,em todas as bandas, nos modos de  FONIA  CW  SSTV  PACKET   TVA.

A Estação vai tomando forma

A L.A.R.S. procede a montagem da imponente torre encimada com a bandeira nacional.

 

Tudo funciona em pleno

E agora vamos ás comunicações

Pelas 12:00 de Domingo, decorreu a visita das estações tendo as modalidades de TVA de APRS  e também as estações moveis despertado grande interesse, especialmente a do colega CT1CRS, pelas suas potencialidades em situações de emergência.  

Visita de Convidados a Estação

Algumas Personalidades na Sessão Solene de Encerramento

Algumas fotos da Sessão Solene

O momento em que o Sr. Presidente da C.M.L. faz a entrega de uma medalha ao presidente da L.A.R.S.

Agradecimento
Na impossibilidade de agradecer pessoalmente a todos os que nos deram a honra de nos visitar nos passados dias 15 e 16 de Junho
no Parque da Cidade de Loures.
A Direcção da A.R.V.M. agradece a todos os que estiveram presentes e também aqueles que de alguma forma tornaram possível realizar esta actividade.
Foram dois dias em que centenas de pessoas partilharam o prazer de uma actividade em que
mais uma vez o Radioamadorismo esteve  em Acção.

"A sua presença foi um Incentivo e um Estimulo para continuarmos a trabalhar em Pról do Radioamadorismo Português"

Obrigado e até ao próximo Field Day. Até lá esteja atento ás nossas noticias.

73"s, a Direcção da A.R.V.M.

Se desejar ver as fotos do Field Day de 2001carregue aqui

Se desejar ver as fotos do Field Day de 2000 carregue aqui

Se desejar ver as fotos do Field Day de 1999 carregue aqui

Se desejar ver as fotos de outros Field Day´s já realizados carregue aqui

 

TOPO