Field-Day 2010

CT1RVM

Filme no  youtube

 

Parque Municipal de Montemor – LOURES

Nos passados dias 12 e 13 de Junho, a    ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito mais um Field Day (Dia de Campo) na sua Edição do Ano de 2010.

O local escolhido, foi mais um vez o Parque Municipal de Montemor, ali bem perto de Loures, com acessibilidades várias, tomando em linha de conta quem vem de Lisboa ou arredores.

Os preparativos das montagens iniciaram-se por volta das 9 horas da manhã, debaixo de uma chuva intensa (..já habitual todos os anos neste dia..) e um vento bastante incomodativo, que mesmo assim, não desmobilizou os elementos ali presentes.

Entre muitos outros que deram a sua colaboração nesta “epopeia” de colocar de pé mais um Field Day da ARVM, encontravam-se os seguintes colegas:

CT1ABD-António Dinis, CT1DQF-João Correia, CT1ECT-Jaime Guilherme (sempre na linha da frente), CT1FNV-António Correia,  CT2IJP-Paulo Silva, CT1ESA-Jorge Cruz, CT1QP-Carlos Ladeiras, CT5IJG-Abel Tavares, CT1DJE-António Ribeiro, CT1FFU-Tony, e ainda dois funcionários da Junta de Freguesia de Moscavide para a montagem das tendas.

Este local é um sítio  bem localizado para DX’s em HF como em VHF e UHF, embora uma vez mais, a propagação não tenha colaborado, tornando assim algumas comunicações efectuadas bastante difíceis, contudo, a paciência e o empenho dos diversos operadores de serviço fosse uma constante.

Por volta das 11 horas da manhã, (…agora já mais solarenga e sem vestígios de chuva…) deram-se inicio as comunicações via rádio em todas as bandas, incluindo os 70 MHz, tendo ali sido testada a nova antena de construção tri-banda “made” CT1FFU e propriedade de CT1QP-Carlos Ladeiras, para as bandas de 50, 70 e 144 MHz.

Ao mesmo tempo que decorria a actividade do Field Day no Parque de Montemor em Loures, a ARVM em colaboração com a Junta de Freguesia de Moscavide, estava presente no Jardim desta Vila,  num Stand disponibilizado por esta Entidade Municipal, com uma exposição/demonstração de Comunicações de Radioamadores, inserida nas Comemorações dos Santos Populares.

Por ali passaram como operadores de serviço, os colegas CT1JZJ-Teixeira Gomes,  CT1BBQ-João Martins, CT1JSW-Nuno Marques, CT1VS-Helder Costa, CT1EHY-Carlos Leal, CT5YUW-Fernanda Leal, CT1DL-Francisco Gonçalves, CT5IJG-Abel Tavares, CT5GFC-José Saraiva, entre muitos outros colegas que ali se deslocaram para esclarecer e dar apoio aos visitantes de Moscavide, que muito se interessaram pela exposição dos equipamentos, chaves de Morse, transceptores de Radioamador de HF, VHF e UHF, com especial relevo para um Transceptor da AM e CW da Marca RACAL modelo AN-GRC-9, construção dos anos 60’s, que serviu as Forças Armadas Portuguesas, nas antigas Províncias Ultramarinas.

Durante a tarde de Domingo um morador de Moscavide já um “grãozinho na asa” segredava ao Colega Teixeira Gomes CT1JZJ, apontando para um dos rádios ali expostos: “Oh…Amigo…na 4ª. Feira que vem, a que horas é que me pode ligar para a minha Terra.???...”

Aproximou-se a hora das “vitaminas” (almoço) e foi feita uma paragem nas comunicações, para dar-mos lugar ao espaço reservado ao almoço.

O tempo queria colaborar e já se fazia sentir um pouco de calor devido ao facto de ter parado de chover fazia algum tempo, o Sol ter aparecido e o Céu estar a ficar limpo, o que prometia uma tarde soalheira e aprazível.  

Ao almoço não faltaram os famosos frangos assados na brasa, as febras, o pernil de porco com batatas assadas no forno, as entremeadas, o chouriço assado, batatas fritas, doces, RF liquida tinta e branca e o digestivo.

Durante o tempo reservado ao almoço, tivemos então oportunidade de trocar impressões sobre diversos assuntos tais como: - Vinhos e suas castas, aromas, paladares, graduações, antenas direccionais, cabos coaxiais, propagação em HF e bandas Altas, repetidores, equipamentos de 70 MHz, panorama dos Radioamadorismo Nacional, etc…etc…etc.

Durante a tarde de Sábado e a manhã de Domingo, entre outros visitantes que se deslocaram ao Parque Municipal de Montemor em Loures, contámos com as presenças de:

Comandante Operacional da Protecção Civil Municipal de Loures Sr. António Baldo e seu Adjunto, Vice Presidente da REP Colega CT2HIV-José Proença, Secretário da ARLA Colega CT1FBF-João Costa, CT1BXT Colega Rodrigo, CT1DQF-João Correia, CT1ABD-António Dinis, CT1ECT-Jaime Guilherme, CT1JZJ-Teixeira Gomes, CT1DL-Francisco Gonçalves, CT2IJP-Paulo Silva, CT1ESA-Jorge Cruz, CT1FNV-António Correia, CT1QP-Carlos Ladeiras, CT5IJG-Abel Tavares, CT1DJE-António Ribeiro,. CT1FFU-Tony, CT1VS-Helder Costa, CT1BBQ-João Martins, CT1JSW-Nuno Marques, CT1CDU-António Galvão, CT1BIC-Xavier, CT1QK-Rui Xisto, CT2IEL-Filipe Ramos, CT5GFC-José Saraiva, Sócio Nº. 73-José Diniz, entre outros.

A Direcção da ARVM, quer publicamente agradecer sem excepção, a todos os sócios ali presentes e simpatizantes da nossa Associação, todo o trabalho e dedicação demonstradas, por todos, permitindo uma vez mais, elevar bem alto o nome da ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide e do Radioamadorismo Nacional.

Uma palavra de agradecimento também, para todos aqueles colegas e amigos que nos visitaram durante a Field Day 2010 e a Exposição de Comunicações no Jardim de Moscavide, pois a vossa presença foi um estimulo com o qual acreditamos poder vir a contar no futuro para outros eventos.

Então… Amigos e Colegas, cá vos esperamos para a próxima edição do Field Day, desta vez na sua edição do ano de 2011. 

73’s

Francisco Gonçalves

Presidente da Direcção

FOTOS FIELD-DAY 2010

 

 

 

A  ARVM manifesta a todos quantos trabalharam, para que o Field Day 2010 fosse um sucesso, toda a gratidão pelo espírito de solidariedade demonstrado.

Até ao próximo Field Day, até lá esteja atento ás nossas noticias.

73"s, a Direcção da A.R.V.M.

 

Se desejar ver as fotos do Field Day

1999 Clique  aqui 2005 Clique  aqui
2000 Clique  aqui 2006 Clique  aqui
2001 Clique  aqui 2007 Clique  aqui
2002  Clique aqui 2008 Clique  aqui
2003 Clique  aqui 2009 Clique  aqui
2004 Clique  aqui 2010 Clique  aqui

Se desejar ver as fotos de outros Field Day´s mais antigos Clique  aqui

TOPO