A.R.V.M.

GABINETE DA PROTECÇÃO CIVIL DA ARVM

RELATÓRIO DO EXERCÍCIO “MAIO 2007”

Resultados e Classificação

O exercício “MAIO 2007” foi mais uma oportunidade de num, espírito de rotina se praticarem as comunicações via rádio , quer para os componentes da Bolsa de Radioamadores Voluntários da Protecção Civil da ARVM, quer todos os outros radioamadores que se prestassem a participar.

O importante destes exercícios não é exibir perfeições, mas antes adquirirem-se experiências e procedimentos que nos casos de emergência real são exigíveis. Há que praticar a disciplina nos contactos e o ideal é fazê-lo na presença de várias estações, sem atropelos nem protagonismos.

Todos sabemos que em situações reais é a presença no silêncio é a melhor participação.

No dia 19 de Maio, sábado, a coordenação foi feita pela estação CT1RVM, operada pelo Filipe –CT2IEL ,situado na nossa sede em Moscavide; no CMOS de Loures estava a CT1RVM/p, operado por CT1FNV e no Cabeço de Montachique esteve  CT1RVM/m, operado por CT2IMM.

As frequências utilizadas foram em VHF e UHF, respectivamente 1445,350MHz e 439,325 MHz via repetidor .

O horário cumprido foi em ambos os dias das 10h00 às 12H00.

No dia 20  de Maio, domingo, as estações acima referidas passaram a ser operadas respectivamente por CT1DL, CT1FNV e CT2IMM / CT1ABD.

Em Montachique, a estação foi montada no posto de vigia da Protecção Civil Municipal de Loures e apenas foram efectuadas comunicações em directo, (sem uso do repetidor ) com excelentes resultados.

Foram vários os contactos efectuados quer com as estações principais, quer entre as estações independentes dos radioamadores participantes, sócios e não sócios da ARVM.

 Para estímulo e experiência de novas formas de executar os exercícios, adoptou-se uma pontuação simbólica para diferentes tipos de contactos, com entrega de um troféu também simbólico. Nunca se pretendeu fazer um concurso, mas antes criar  mais uma forma de alegrar a confraternização que se pretende nestas iniciativas e que terminou com um almoço no IPJ.

Oportunamente serão publicados os resultados e eleito o vencedor que receberá o “troféu” no encerramento do Field Day 2007.

Par informação, podemos divulgar que para os muitos contactos efectuados, CT1RVM registou no sábado, 29 estações diferentes, o que consideramos excelente.

No sábado dia vinte, pelas 13H30 o nosso colega CT1ABD –Dinis, apresentou-se ao Comandante Operacional do exercício que se realizou na Portela e fê-lo por iniciativa do Comandante Sr. Joaquim Vicente, responsável pelo CMOS de Loures e a Comandar o exercício a partir de um Comando Operacional Avançado criado também na Portela.

Pelas 14H00 deu-se inicio às actividades com o simulacro numa Escola, com fuga de gás e feridos, tendo sido registada uma ameaça de bomba que acabou por ser deflagrada pela P.S.P.

Participaram várias corporações de bombeiros, PSP e radioamadores.

Os radioamadores representados por CT1ABD (ARVM), garantiu as comunicações através de uma rede alternativa, montada de surpresa, com a estação CT1RVM- operada por CT2IMM e outras estações de radioamadores que se disponibilizaram.

Foi feito o contacto a partir de CT1ABD em 145,225MHz, em directo, com o CNOS em Carnaxide e comunicado a prontidão e disponibilidade da estação CT1RVM em todas as frequências de radioamador. Esta situação não prevista no Plano Original do Exercício PROCIV II-2007, foi registada com agrado pela ANPC.

A Direcção da ARVM agradece a todos quantos participaram nos exercícios, registando com agrado o espírito voluntário demonstrado, sempre com a maior responsabilidade e louvável humildade.

A DIRECÇÃO DA ARVM

O PRESIDENTE – CT1ESA – JORGE CRUZ GALEGO

Exercício de Comunicações dos dias 19 e 20 de Maio de 2007

Período do Concurso    10 horas UTC ás 12 Horas UTC

Resultados e Classificação

1º. CT2HKC      - José António Forte da Casa   121 Pontos
2º. CT1DL/p      - Francisco Gonçalves Póvoa Stª. Iria 117 Pontos
3º. CT2IXQ        - António Viegas   Lisboa   95   Pontos
4º. CT1BBQ      - João Martins Lisboa  71   Pontos
5º. CT4UJ          - José Pedro     Moscavide 54   Pontos
6º. CT2JHU       - Roland Gomes  Moita  50   Pontos
7º. CT1FLI/1      - Ernesto Aguiar   Lagoa de Albufeira 47  Pontos
8º. CT1ABD/p   - Manuel Dinis  Moscavide  39  Pontos
9º. CT1DXA      - Gilberto Leonardo   Lisboa  28 Pontos
10º. CT1CCS      - Gaspar Costa    Lisboa  26 Pontos

Lamentamos profundamente que muitos Colegas ( 34 ) embora participando no nosso Concurso, não nos tenham enviado os Log’s atempadamente,  prejudicando assim, todos aqueles que com eles contactaram.

A entrega dos Prémios terá lugar no dia 17 de Junho, durante a cerimónia de encerramento do, Field Day 2007  da ARVM, que será realizado no Parque Municipal de Montemor, no Concelho de Loures.

Contamos com a presença de todos os Participantes, bem como todos aqueles Colegas que nos queiram dar o prazer da sua Companhia.

 Saudações Cordiais e 73’s,

 A Direcção  da ARVM

 

 

TOPO